Por que fazer o clareamento?

Todos nós sabemos que um sorriso bem cuidado é pré requisito para muitas situações do dia a dia.

Pessoas com dentes bem cuidados transmitem uma boa primeira impressão, além de terem mais facilidade e confiança nos relacionamentos com outras pessoas. Por esse motivo, o Clareamento dental tem sido um dos procedimentos estéticos mais procurados em Florianópolis e na clínica.

Se você está aqui hoje, é porque se olhou no espelho ou em uma foto e percebeu que pode melhorar seu sorriso.

A seguir, você pode conferir qual o tipo de clareamento mais indicado para o seu caso, ver alguns resultados da clínica e esclarecer suas principais dúvidas.

Quer uma avaliação pra saber mais sobre como o Clareamento dental pode te ajudar a ter um sorriso mais branco? Clique para acessar nossa Página de contato ou para nos enviar Whatsapp.

Qual o melhor tipo pra mim?

1. Clareamento de consultório

O Clareamento de consultório (ou laser) é realizado na própria clínica e pode ter seus primeiros resultados já na primeira sessão. Depois que o gel clareador é aplicado nos dentes, eles são submetidos à ação do laser, o que potencializa suas propriedades. Vale lembrar que a concentração do gel é um pouco mais alta, o que torna o tratamento mais rápido. Contudo, existe a possibilidade de os dentes ficarem um pouco mais sensíveis.

  • Dentes brancos em 3 a 4 sessões
  • Resultados mais rápidos
  • Todo o tratamento feito sob supervisão do dentista
  • O laser/led é aplicado para potencializar o efeito
  • Os dentes podem ficar levemente sensíveis , pois a concentração do gel é maior

2. Clareamento caseiro

O Clareamento caseiro difere da primeira técnica por ter a comodidade de ser feito na sua própria casa. Contudo, é necessário marcar consultas prévias na clínica para fazer o molde e confeccionar a placa de silicone que será utilizada no tratamento. Você mesmo(a) faz a aplicação do gel na placa de silicone e pode ser feito durante o sono ou nos tempos livres. Tudo é bem orientado pelo dentista quando o tratamento for iniciado e é necessário um retorno após 14 dias para acompanhamento.

  • Dentes mais brancos em 7 a 14 dias
  • Resultados já nos primeiros 5 dias
  • O tratamento é feito em casa, nos horários mais convenientes
  • Após alguns meses, pode-se usar as mesmas moldeiras para reforço
  • Menor chance de sensibilidade devido à menor concentração do gel

3. Clareamento Misto

Aqui na clínica, temos observado que os melhores resultados são provenientes da associação das duas técnicas anteriores. Isto acontece porque são dois géis de concentrações diferentes atuando para um mesmo objetivo, que é clarear os dentes.

Sempre indicamos fazer uma sessão do Clareamento de consultório e, a partir daí, iniciar o Clareamento caseiro. Depois de 2 semanas, observamos os resultados.

  • A associação das duas técnicas potencializa o efeito clareador
  • Resultados até 2 vezes melhor
  • Escolha de 91% dos nossos pacientes

Casos de sucesso

 
 

Perguntas frequentes

 
1O clareamento dental é seguro?

Sim, desde que seja feito sob supervisão de um dentista qualificado para realizar o tratamento. Os géis clareadores têm especificações que devem ser seguidas à risca para que não haja comprometimento da gengiva e da própria estrutura dentária.

2Quais efeitos colaterais eu posso esperar?

O efeito colateral mais comum relatado quando os pacientes realizam o clareamento dental é a sensibilidade, principalmente ao gelado. Vale lembrar que não são todos os casos que apresentam este sintoma, e ele é totalmente passageiro. Para evitá-lo sugerimos desde o uso de pastas dentais específicas para sensibilidade até intercalar a aplicação do gel quando feito em casa.

3Qual é a melhor técnica para clarear os dentes?

Tanto a técnica de clareamento caseiro quanto a técnica de consultório produzem bons resultados. No entanto, para se obter resultados ótimos, recomenda-se a associação das técnicas. A técnica caseira, da moldeira individualizada, permite um clareamento contínuo, constante e mais duradouro devido à menor concentração do gel. Já a técnica de consultório, permite um resultado muito mais rápido, porém menos duradouro. Portanto, o protocolo adotado no Centro Odontológico Focos é associar as duas técnicas, permitindo tratamentos mais claros e duradouros.

4Posso realizar o tratamento durante a gravidez/amamentação?

Não existem estudos comprovando que os agentes clareadores causam qualquer dano ao bebê. Contudo, por ser um período muito delicado, nós adotamos como medida de cautela evitar fazer o clareamento em gestantes ou mães em período de amamentação. Apesar de os géis clareadores serem materiais extremamente seguros, nós adotamos como filosofia evitar fazer o tratamento em mulheres neste estágio da vida por não ter um estudo científico do efeito de longo prazo.

5Em quanto tempo os resultados aparecem?

Os resultados vão depender muito do grau de manchamento e coloração dos dentes e variam muito de pessoa para pessoa. Não é possível prever quão branco os dentes vão ficar até que se realize o tratamento.

6O clareamento elimina manchas por antibiótico?

As manchas provenientes de antibióticos (mais comumente por tetraciclina) variam muito em extensão, coloração, profundidade e localização. Dependendo da intensidade em que essas variações se apresentam, o clareamento dental é suficiente para eliminar as manchas. Em alguns casos, faz-se necessário um tratamento alternativo, como a confecção de facetas cerâmicas.

7Branqueia restaurações ou coroas presentes na boca?

Não. O tratamento só funciona para a dentição natural. Caso haja a presença de muitas restaurações ou coroas na boca, é necessário realizar a troca por materiais que sejam condizentes com a coloração dos dentes clareados.

8Quanto tempo duram os resultados?

É importante salientar que o clareamento dentário não é permanente, e que retoques periódicos podem ser necessários para manter os dentes brancos. Em média, os resultados duram por volta de 2 anos, a depender dos hábitos de cada pessoa. Variáveis como a qualidade na higienização, ingestão de alimentos muito corados e uso do cigarro são determinantes na manutenção dos dentes brancos por mais tempo.

9Os cremes dentais "whitening" tornam os dentes mais brancos?

Não. Os cremes dentais com a expressão whitening em sua embalagem agem de forma diferente dos clareadores dentais prescritos para o tratamento. Na realidade, eles contêm substancias abrasivas que removem a camada superficial do esmalte promovendo um polimento, que muitas vezes dá a impressão de que os dentes estão mais claros. Não se conhece muito até que ponto este polimento é prejudicial ao esmalte do dente a longo prazo, portanto, o ideal é não exagerar.

10O clareamento dental provoca dor?

Em alguns casos, o clareamento dental pode ocasionar um leve aumento da sensibilidade dentária, principalmente a estímulos como o próprio ar ou alimentos gelados. Antes de realizar o tratamento, é feito um questionário referente à história de cada paciente. Se a avaliação inicial indicar que o paciente apresenta sensibilidade a alguns estímulos, pode-se adotar o clareamento caseiro como alternativa, uma vez que o gel clareador utilizado é bem menos concentrado e existe a possibilidade de intercalar os dias em que se faz o tratamento. A aplicação de flúor ou nitrato de potássio também são ferramentas eficientes para amenizar a sensibilidade dentária.

11Provoca desgaste ou dano aos dentes?

Existem diversos estudos literários comprovando que a ação dos géis clareadores (peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida) não provoca qualquer alteração significativa da estrutura dental. Contudo, é imprescindível seguir as recomendações de uso apresentadas pelo dentista.

12Quais alimentos e bebidas devem ser evitados?

Não existe um estudo científico comprovando que alimentos corados escurecem mais os dentes durante o clareamento. Contudo, sabe-se que os géis clareadores penetram nos poros dentários para a remoção dos pigmentos, deixando-os mais expostos. Por isso, alguns alimentos e hábitos devem ser pelo menos reduzidos. Como exemplos, podemos citar os chás, café, refrigerantes a base de cola, vinho tinto, shoyu(tempero oriental) e beterraba. Pacientes fumantes também devem se conscientizar de que não poderão fumar durante o tratamento.

 
 

Todas as imagens referentes a tratamentos nesta página são de casos reais, planejados e executados pela equipe do Centro Odontológico Focos. É importante frisar que os resultados são únicos e individuais a cada paciente, e a avaliação presencial com um profissional é indispensável para o correto diagnóstico.

Consultar outros tratamentos.