Cirurgia Oral Menor

cirurgia oral menor consiste no tratamento cirúrgico simples, realizado na própria clínica e que exige anestesia local.

Podemos citar como exemplo de cirurgia oral menor as extrações simples, remoção do freio labial, cirurgias bucais de pequeno porte e pequenas correções ósseas.

Além destes, claro, o mais comum é a extração do siso.

Sua indicação é para dentes que não têm espaço suficiente para erupcionar (nascer) e se manter em uma posição favorável à mastigação e higienização.

Além disso, deve-se considerar a extração do siso em casos de Pericoronarite, que consiste na inflamação da gengiva que recobre o dente, devido ao acúmulo de placa bacteriana entre a gengiva e o dente, ocasionando vários sintomas desagradáveis (como inchaço, dor, mau hálito e dificuldade na abertura da boca).

Por ser um dente de difícil higienização, pode-se dizer que ele fica mais suscetível à formação de cárie, que pode evoluir até alcançar a polpa do dente, provocando dor.

A extração do siso pode ser feita em qualquer idade, mas é recomendável que se faça em idade mais jovem, uma vez que as raízes ainda não estão completamente formadas e o osso ao redor do dente é mais poroso.

Isto não quer dizer que adultos não possam realizar o procedimento, uma vez que existem exames que facilitam muito o planejamento do caso, além de técnicas e materiais que proporcionam o mínimo de trauma aos pacientes.

Basicamente, os exames necessários para a realização deste procedimento são o clínico (consulta presencial), radiografia panorâmica e em alguns casos, a radiografia periapical (todas serão pedidas pelo cirurgião responsável).

Quanto às expectativas que se deve ter com relação ao procedimento, pode-se dizer que, com as associações de técnicas cirúrgicas tradicionais e contemporâneas, anestésicos modernos e um conhecimento aprofundado da anatomia local, os pacientes têm apresentado ótima recuperação do procedimento.

Em casos de grande complexidade, um leve desconforto é esperado, porém o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios diminui o desconforto e acelera o pós-operatório.

Neste sentido, o Centro Odontológico Focos conta com tudo o que é necessário para a realização dos procedimentos cirúrgicos. Ambiente adequado, biossegurança levada a sério, profissionais competentes e técnicas modernas são apenas alguns dos itens que a clínica conta para seu melhor atendimento.