Periodontia

Uma crescente atenção tem sido dada à saúde bucal no sentido de que bactérias presentes na boca, causadoras da gengivite e doenças periodontais, também possam influenciar no desencadeamento ou progressão de diversas doenças sistêmicas.

Neste sentido, a periodontia entra como uma forte aliada no combate a essas infecções e, principalmente, na manutenção da saúde gengival, óssea e ligamentar.

Hoje, vamos abordar os dois principais e mais comuns problemas periodontais decorrentes da higienização bucal inadequada:

Gengivite

É considerada a mais branda das doenças periodontais. Pode-se dizer que é por ela que se iniciam outros processos mais agressivos, como a periodontite.

Basicamente, a gengivite é conhecida por causar inchaço e sangramento à gengiva, mas, em muitos casos, essas alterações são leves e praticamente imperceptíveis. O resultado dessa inflamação e infecção é uma possível destruição dos tecidos de sustentação do dente, podendo levar a mobilidade e, em casos mais severos, à perda dental.

Alguns dos sinais e sintomas que você pode observar para verificar se tem ou não gengivite, são os seguintes:

• Gengivas vermelhas ou inchadas
  • Sangramento ao escovar
  • Halitose (mau hálito)
  • Sensação de gosto ruim na boca
  • Gengivas retraídas
  • Gengiva com aspecto lustroso e brilhante
  • Gengivas sensíveis ao toque e a esconvação.

tratamento é focado em reduzir a inflamação através de uma profilaxia (limpeza) que deve ser feita pelo dentista, removendo a placa bacteriana e qualquer outro resíduo alimentar. Essa remoção pode ser feita com instrumentos ultrassônicos, raspadores ou curetas.

De um modo geral, a gengivite é uma doença reversível. Assim que a causa do problema é removida, a saúde gengival tende a se reestabelecer.

Periodontite

periodontite caracteriza-se como uma doença crônica ou aguda da gengiva e do periodonto, que causa destruição de todo o tecido de sustentação dos dentes, ocasionando em sua perda.

Pode-se dizer que é o estágio seguinte ao da gengivite, uma vez que a mesma não é tratada adequadamente.

Os principais sintomas da periodontite são:

• Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental
  • Gengiva Inchada, vermelha e sensível
  • Aftas
  • Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos
  • Dentes com mobilidade ou espaços entre eles
  • Mau hálito persistente
  • Pus e secreções entre os dentes e a gengiva
  • Pequeno movimento nos dentes ao fechar a boca

tratamento consiste na redução das bolsas periodontais e eliminação das bactérias presentes, contudo, ao contrário da gengivite, o estágio em que a doença se encontra pode determinar se o resultado estético vai ser satisfatório ou não. Em muitos casos, consegue-se apenas que a doença não progrida, objetivando manter o dente e sua função na boca.

Isto pode ser feito através de raspagem periodontal, que consiste na limpeza profunda do cálculo e bactérias presentes na margem da gengiva e nas superfícies radiculares dos dentes, e complementado através de métodos cirúrgicos, como a cirurgia a retalho, enxertos ósseos e regeneração tecidual guiada.

O Centro Odontológico Focos conta com tudo o que é necessário para a realização dos procedimentos de periodontia. Ambiente adequado, biossegurança levada a sério, profissionais competentes e técnicas modernas são apenas alguns dos itens que a clínica conta para seu melhor atendimento.