Endodontia

Também conhecida como Tratamento de Canal, esta especialidade é a responsável por cuidar do tecido pulpar do dente, ou seja, dos vasos sanguíneos e nervosos que passam pelo interior do dente.

A finalidade mais comum da endodontia é remover a dor ou impedir que ela se instale em dentes com cáries em estágio avançado, bem como eliminar infecções provenientes do canal dental. Também, pode ser realizado previamente a um tratamento protético, por exemplo, em que há a necessidade de se instalar um pino que tem como objetivo “segurar” a prótese dentária.

Os sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal variam, e podem ser:

• Dor de dente que pode durar horas
  • Sensibilidade extrema a temperaturas quentes e frias
  • Dor pulsátil (o coração parece estar batendo na boca)
  • Sensibilidade ao mastigar
  • Dor irradiada para outros dentes
  • Pequenas bolhas de pus na gengiva (abscessos)

Basicamente, o tratamento de canal consiste em:

• Remover a polpa inflamada ou necrosada
  • Aliviar a dor
  • Remover qualquer infecção e evitar sua propagação
  • Devolver saúde ao dente, preservando-o da extração.

A quantidade de consultas necessárias para o término do tratamento vai depender de diversos fatores, como o tamanho da infecção presente, a quantidade de canais radiculares e a própria anatomia dos canais, que pode dificultar a sua limpeza e desinfecção.

Se o tratamento de canal não for realizado, a necrose da polpa pode se estender para a região do periápice, região além da ponta da raiz do dente, podendo ocasionar reabsorção óssea, formação de granulomas e cistos, além de afetar os dentes adjacentes. Consequências mais graves, como uma bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea) também podem ocorrer.

Após o tratamento de canal, o dente é restaurado de forma definitiva de modo a evitar nova contaminação em seu interior, seja através de restaurações convencionais ou próteses dentárias (coroas).

O Centro Odontológico Focos conta com tudo o que é necessário para a realização dos procedimentos endodônticos. Para isso, contamos com materiais e medicações de ponta, além de realizar o tratamento com um equipamento automatizado (endodontia mecanizada), o que proporciona muito mais eficácia e rapidez aos tratamentos.